Da Redação 11/10/2007 – A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) atendeu à reivindicação do setor de aves e suínos e incluiu como participantes do Leilão VEP de milho em grão, que será realizado dia 18 de outubro, as fábricas de rações de agroindústrias avícolas e suínos. A solicitação, feita um dia antes por meio de documento, foi oficializada nesta quinta-feira, em Brasília, pelo presidente da Conab, Wagner Rossi, em reunião com o secretário executivo da Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav), José Eduardo dos Santos, o presidente da Associação dos Criadores de Suínos do RS, Valdecir Folador, acompanhados pelo deputado estadual Jerônimo Goergen.
"A decisão evitará problemas de abastecimento", afirmou o representante da Asgav. Segundo o deputado, a inclusão das agroindústrias é uma garantia de que não haverá falta de matéria-prima, afastando a possibilidade de elevação de custos. Santos informou que, durante a audiência, o presidente da Conab também assumiu o compromisso de "garantir o abastecimento de milho pelo programa Balcão e o leilão do dia 30 servirá para regular o mercado".
Já o leilão do dia 18 de outubro será para a venda de 40.000.320 quilos de milho em grão para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Inicialmente, a Conab havia estabelecido que só poderiam participar avicultores, suinocultores e cooperativas de criadores de aves e de suínos, o que provocou apreensão no setor.