Redação SI (22/05/07) – O 13º Congresso Nacional da Associação Brasileira dos Veterinários Especialistas em Suínos (Abraves), marcado para os dias 16, 17, 18 e 19 de outubro de 2007, no Centro Sul, em Florianópolis (SC), dará uma visão completa sobre os temas mais importantes da atualidade que envolvem suinocultura e saúde animal. "O interessante é que vamos ter esse foco, mas relacionando-o com todas as outras áreas, como nutrição, reprodução, manejo, meio ambiente e segurança dos alimentos", explicou Paulo Silveira, pesquisador da Embrapa Suínos e Aves e presidente do 13º Congresso da Abraves. O público esperado para o evento deve ser superior a 1,2 mil pessoas.
A Embrapa Suínos e Aves, empresa de pesquisa agropecuária vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, é a principal instituição apoiadora do congresso, que surgiu em 1985 e conseguiu, com o passar do tempo, assumir um papel de fórum privilegiado na divulgação das novidades científicas relacionadas com a veterinária de suínos. A Abraves espera ter entre os congressistas os principais técnicos e representantes das grandes cooperativas, agroindústrias e produtores independentes.
A programação técnica do 13º Congresso da Abraves está dividida em dois momentos. Para o dia 16 está previsto o simpósio pré-congresso, que abordará formas de controle via vacinas da circovirose, vacinas contra a ileíte, erradicação de doenças com o uso de vacinas, programas de vacinação para diferentes sistemas de produção e critérios para adoção de vacinas autógenas (vacina preparada a partir de organismos causadores da doença extraídos do próprio rebanho a ser vacinado).
Ainda no dia 16, só que à noite, será aberto o congresso propriamente dito. "O congresso organizou de forma dinâmica uma diversidade de atividades técnicas, incluindo, na parte da manhã, palestras magistrais, simpósios temáticos diversos relacionados à apresentação dos trabalhos científicos e, na parte da tarde, painéis paralelos que encadearão três apresentações e um debate", antecipou Paulo Silveira. Também será montado um espaço empresarial dentro do congresso, que "oferecerá conteúdo extra de alta qualidade e com sinergia à programação técnica", na opinião do presidente do congresso da Abraves.
No coração da suinocultura
A 13º edição do Congresso da Abraves será realizada no Estado brasileiro mais identificado com a suinocultura. Santa Catarina é a sede das maiores agroindústrias e cooperativas do Brasil, produz 25% da carne suína do país e responde por 45% das exportações do setor. Além disso, apresenta os melhores índices de produtivade brasileiros, superiores ao de europeus e americanos em alguns aspectos. Toda a programação do 13º Congresso da Abraves está disponível na página eletrônica www.abraves.com.br. No mesmo endereço podem ser encontradas as regras inscrição e apresentação de trabalhos científicos no evento.