Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Audiência Pública ressalta dificuldades da suinocultura

<p>Ocorreu na tarde de ontem (08/05) em Brasília, Audiência Pública da Suinocultura, por solicitação do Deputado Federal Catarinense, Celso Maldaner.</p>

Redação SI (09/05/07) –  Durante a reunião foram discutidas soluções para atenuar a crise que se estende há um ano e meio. Entre as ações de curto prazo, a fixação do preço mínimo referencial durante o período mais crítico. Outras soluções seriam a compra da carne excedente pelo governo e sua distribuição em programas de aquisição de alimentos, e a prorrogação das dívidas para e linhas de crédito para manutenção de plantel.
     

Celso Maldaner acredita tratar-se se de um problema que abrange também a área econômica. Algumas das discussões giraram no âmbito político. "Não podemos ficar esperando, temos de discutir uma forma de acabar com essa crise urgente, os agricultores começam a falir.."
     

Durante a reunião, o presidente da Associação Catarinense de Criadores de Suínos, ACCS, Wolmir de Souza, emocionou o público presente ao relatar as dificuldades que passa o setor e a decadência financeira de inúmeras famílias que sobrevivem a atividade.
     

Umas das soluções discutidas é a realização de algumas reuniões. Uma com o presidente Lula, outra com o Banco Central e com todos os órgãos competentes.
     

Para Wolmir de Souza, da ACCS, a audiência foi muito positiva. Ele diz que está havendo um pouco de má vontade política. Mas acredita que é necessária a tomada de medidas emergenciais. "A espera do preço mínimo pode demorar, mas não podemos esperar". 
     

A pedido dos parlamentares da Comissão de Agricultura, será realizada na próxima quinta-feira, 10, uma reunião no Ministério do Desenvolvimento Agrário.