Redação (12/04/07) – Desenvolvidas pelo Convênio Cerrados, grupo de pesquisa formado pela Embrapa Cerrados, Embrapa Soja, Embrapa Transferência de Tecnologia, Centro Tecnológico para Pesquisa Agropecuária (CTPA) e Agência Goiana de Desenvolvimento Rural e Fundiário (Agenciarural), as novas cultivares estão sendo disponibilizadas para produtores de sementes e estarão à venda no próximo ano para os produtores de grãos.
Nos testes realizados, a cultivar BRSGO Graciosa apresentou tempo de maturação de 133 dias e produtividade de 65 sacas por hectare, mesmo com a ausência de chuvas desde a segunda quinzena de fevereiro na área de experimentos. Segundo o pesquisador Austeclínio de Farias Neto, da Embrapa Cerrados, a Graciosa tem potencial para produzir até 80 sacas por hectare e apresenta alta resistência ao nematóide de galha Meloidogyne javanica.
O pesquisador da Embrapa Cerrados Plínio Itamar de Souza explica que as cultivares convencionais têm muitos anos de estudo e, em média, são mais produtivos. Plínio salienta ainda que a Graciosa ficou em primeiro lugar nos experimentos realizados no Tocantins e Goiás.
O próximo dia de campo da Embrapa Cerrados será a vez dos agropecuaristas conhecerem os experimentos de integração lavoura-pecuária, com data prevista para o dia 24 de abril, das 8h às 13h. As informações são da assessoria de imprensa da Embrapa.