Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Milho em foco

<p>Bom tempo e sementes de qualidade fazem a colheita do milho dobrar este ano.</p>

Redação (21/03/07) – Este ano, os produtores do município estão contentes. Mesmo sem ainda ter terminada totalmente a colheita do milho, os números já superam o que foi alcançado no ano passado.
      Com o tempo a favor e plantando sementes de qualidade, os produtores já colheram 45 toneladas de milho, mais que o dobro do ano passado, quando foram colhidas 22.

De acordo com a diretora de Agricultura, Patrícia Célia da Rocha Viana, a expectativa é chegar a 60 toneladas. “Tudo favoreceu para esses números e tenho certeza que chegaremos a 60 toneladas tranquilamente”, assegura. 

São atendidos com o projeto 34 produtores e este ano a prefeitura doou para cada um até 40 quilos de semente.

Patrícia explica que esses produtores vivem desse trabalho e que são os próprios que realizam a colheita, com uma contribuição da prefeitura. “A prefeitura ajuda cedendo a batedeira de cereais de milho, porém são os próprios produtores que realizam suas colheitas”, explica. 

O preço do produto fica à revelia do produtor, mas se encontra na faixa de R$ 21 a R$ 27. 

Patrícia diz que o milho é vendido pela região, pois como o projeto começou em 2005 os produtores já possuem seus clientes fixos, mas podem vender onde desejam.

As sementes doadas também são do próprio município. A diretora explica que a prefeitura tem um viveiro municipal onde planta e colhe as sementes que são doadas. “Dessa forma o município economiza e dá sustentabilidade ao programa”, finaliza.