Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Preço da soja sobe e surpreende no IGP-M de fevereiro, apura FGV

<p>A variação positiva do preço da soja foi a grande surpresa do IGP-M de fevereiro.</p>

Redação (28/02/07) – A variação positiva do preço da soja foi a grande surpresa do IGP-M de fevereiro e um dos fatores que evitou um índice menor para o período, conforme afirmou hoje o coordenador de Análises Econômicas da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Salomão Quadros. Para o mês seguinte, ele destacou que a pressão deste item deverá continuar impedindo que o IGP-M se desacelere de maneira mais significativa, já que, além da provável manutenção da tendência de preços do produto em alta, a soja terá um peso maior no Índice de Preços por Atacado (IPA-M), subíndice do IGP-M com representatividade de 60%.

Conforme explicou Quadros, houve uma mudança no comportamento da soja em fevereiro de 2007, já que, tradicionalmente, o item apresenta queda de preços neste mês. Neste segundo mês do ano, subiu 1,84% ante uma baixa de 2,21% em janeiro.

De acordo com a FGV, foi a primeira vez em fevereiro, desde 1999, que o item apresentou elevação. Naquele início de ano, o produto subiu expressivos 21,40%, por conta dos efeitos da mudança na política cambial brasileira. Em fevereiro de 2007, segundo observou Quadros, o preço aumentou por causa do cenário internacional das commodities.

Para o próximo mês, o coordenador adiantou que o peso da soja aumentará no IPA, de 4,90% para 4,98%, o que fará com que o item seja o de maior representatividade do IPA, superando o peso do óleo diesel, de 4,91%. "Em todos os meses, os pesos são recalculados por conta das variações de preços. Se um produto sobe mais do que a média, ele muda de peso", explicou.