Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Bernard Matthews

<p>Empresa é acusada de ocultar rota de gripe aviária no Reino Unido.</p><p></p>

Redação (13/02/07) – O jornal inglês “The Daily Telegraph” informou hoje que a firma Bernard Matthews, do Reino Unido, está sendo acusada de não ter revelado a rota provável de entrada da gripe aviária no Reino Unido, depois que inspetores descobriram o ingresso acidental de importações suspeitas de aves domésticas.

Informação confidencial vazada depois do início de uma reunião do Cobra – comitê de emergência do gabinete de ministros do Reino Unido – revelou que inspetores sanitários que fizeram uma busca na fábrica da empresa em Holton, Suffolk, estabeleceram uma ligação a partir de uma embalagem encontrada dentro de uma caixa.

Trabalhadores embalam a carne de aves domésticas na subsidiária húngara da Bernard Matthews, a Saga Foods, que fica a 200 quilômetros de Budapeste. A embalagem confirmou que a fábrica em Suffolk esteve recebendo carne de um matadouro situado a 35 quilômetros de onde foi registrado um surto numa criação doméstica de gansos, no sul da Hungria.

Até então, a Bernard Matthews e sua firma de relações públicas, Hill and Knowlton, diziam que as únicas importações de carne haviam sido da subsidiária da Saga Foods, que fica mais distante da região do surto na Hungria, segundo o jornal.

Em Bruxelas, no entanto, a Comissão Européia informou que veterinários húngaros confirmaram que não houve envio de pássaros que estavam na zona restrita em torno da região do surto para frigoríficos que exportam carne para a firma Bernard Matthews PLC. As informações são da Dow Jones.