Redação (13/12/06) – A Federação Internacional de Saúde Animal (IFAH, sigla em inglês) falou das contribuições da indústria veterinária para a prevenção da influenza aviária durante a 4a Conferência Internacional sobre a doença, realizada entre 6 e 8 de dezembro, em Bamako, Mali, na África.
O evento reuniu especialistas de todo o mundo em influenza aviária, que fizeram um balanço global do avanço da doença, após o aniversário de um ano da Conferência de Pequim. Também discutiram mecanismos de prevenção a uma possível pandemia de gripe das aves em humanos e ainda as formas de cooperação entre organismos internacionais em assuntos relacionados à saúde humana e animal.
Realizada com o apoio da União Européia, União Africana e outros órgãos internacionais como FAO, OIE, WHO, Banco Mundial e Nações Unidas, a Conferência Internacional sobre Influenza Aviária também atualizou os especialista quanto às últimas revelações sobre a doença. Outro tópico de discussão foi a vacinação e as estratégias de comunicação e compensações a serem adotadas em caso de uma
pandemia entre humanos.
De acordo com Peter Jones, a Conferência também foi uma oportunidade para fortalecer a cooperação entre os membros da comunidade internacional em relação às doenças humanas e de animais. Os participantes da conferência também falaram sobre a agenda de compromissos assumidos na Conferência de Pequim, reafirmados em Viena, no que se refere à sanidade animal das aves.
Neste ponto, ressalva especial aos desafios dos países africanos e seus
esforços para controlar a Influenza Aviária e a disseminação do vírus causador da doença no continente, desafios estes que também são necessários em outras partes do mundo. Com informações da Texto Assessoria. (AB)