Redação (11/12/06) – No início deste mês, a unidade de Canoas, RS, da Cargill Nutrição Animal-Purina retoma suas atividades. “Esta decisão foi resultado de um profundo estudo de mercado, que demonstrou novas perspectivas e um potencial econômico e de crescimento importante na região Sul. Além disso, as suas vantagens logísticas, especialmente por sua posição estratégica em relação ao Cone Sul, são notáveis”, explica o gerente geral da Purina, Vilson Simon. O investimento inicial para reiniciar as atividades será de US$ 1,1 milhão e a empresa prevê investimentos adicionais para os próximos três anos.
A unidade será responsável pela produção e comercialização de todo o mix de produtos Purina, atendendo as mais diversas criações, dentre elas as de gado de corte, leite, eqüinos, peixes, animais de laboratório, avestruzes, aves de corte e postura, caprinos, ovinos, codornas, coelhos e suínos, abastecendo assim o mercado da região Sul, que se destaca na pecuária de leite e de corte, eqüinocultura, suinocultura e ovinocultura, e dos países do CONE SUL, mercado até então atendido por outras unidades da empresa.
A capacidade instalada atualmente é de 5 mil toneladas/mês. Inicialmente, serão abertas cerca de 320 vagas diretas e indiretas, mas a empresa projeta que em três anos estará com toda a capacidade utilizada, inclusive com possibilidade de novas contratações.
“A retomada das atividades faz parte de nossas estratégias, que inclui metas desafiadoras para os próximos cinco anos, entre elas, a de estar sempre entre as três primeiras de cada segmento em que atuamos: rações, minerais, premix e aquacultura”, comenta Simon ao lembrar também o benefício para a rede de revendedores, que se fortalece e proporciona cada vez melhores condições para atender o cliente.
Qualidade
A Purina possui as certificações HACCP ou APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle) e BPF Avançado em todas as suas fábricas e processos, até o momento. Na unidade de Canoas não será diferente. Paralelamente à retomada das atividades já foi iniciado o processo para conseguir tais certificações. O conceito do HACCP é uma abordagem sistemática para garantir a segurança do alimento e tem sua estratégia ligada à visão corporativa Feed for Food que visa a segurança alimentar no consumidor final.
O conceito básico destacado pelo HACCP é a prevenção e não a inspeção do produto terminado. Os agricultores e pecuaristas, as pessoas encarregadas do manejo e distribuição e o consumidor devem possuir toda a informação necessária sobre o alimento e os procedimentos relacionados com o mesmo, pois somente assim poderão identificar o lugar onde a contaminação pode ocorrer, e a maneira pela qual seria possível evitá-la. Se o “onde” e o “como” são conhecidos, a prevenção torna-se simples e óbvia.
Sobre a Purina
Presente no Brasil há 40 anos é líder de mercado no setor de nutrição animal. A empresa possui um parque fabril de cinco unidades (SP, PR, GO, PE e RS), com mais de 400 funcionários no total. Em 2001, tornou-se unidade de negócios da Cargill, constituindo-se, assim, a Cargill Nutrição Animal Ltda.. O nome fantasia continuou sendo Purina, uma marca licenciada da Nestlé.
Possui um portfólio de produtos concentrados em quatro segmentos: suplementos minerais, premix (base das rações), rações e aqüicultura. A Purina é reconhecida por suas Rações Completas e Concentradas para os mais diversos tipos de criação. Os Suplementos Minerais são utilizados para suprir as deficiências de nutrientes das pastagens, com uma linha completa de Suplementos Minerais Vitamínicos e Proteicos.
O Premix é a base das rações. Nele estão as vitaminas, os minerais, os aminoácidos e os aditivos que a compõe. O Premix é voltado para criadores que produzem as próprias rações. A Linha Puramix é uma das mais completas do mercado sendo que seus produtos estão divididos em Premix Mineral, Premix Vitamínico e Premix. São destinados aos mais diversos tipos de criação como poedeiras, frangos de corte, suínos, gado de leite e gado de corte. Líder em Aquacultura no Brasil e América Latina, aposta que as proteínas originadas de organismos aquáticos ganharão cada vez mais espaço no mercado, devido à busca por alimentos mais saudáveis. Por isso, tem as melhores soluções nutricionais para os criadores de peixes e camarões no Brasil, oferecendo rações que propiciam o máximo desempenho e superior retorno para os seus clientes.