Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Assembléia da ACCS cobra ação dos deputados eleitos

<p>Suinocultores indicaram candidatos a deputado federal e estadual para ter seus representantes legais.</p>

Redação (21/11/06) – Os eleitos participaram da Assembléia Geral da Entidade e ouviram as reivindicações da classe.

Durante todo o dia, suinocultores de todo Estado de Santa Catarina, presidentes de Núcleos Municipais e Regionais, estiveram reunidos na Associação Catarinense de Criadores de Suínos, ACCS, na ultima Assembléia do ano. Pela parte da manhã, esteve reunida toda a diretoria, organizando a pauta de reivindicações aos deputados federais e estaduais eleitos por SC e indicados pelos suinocultores, além de fazer uma retrospectiva do ano de 2006 e organizar metas para 2007.
Diante da grave crise que atravessa o setor de suinocultura do Estado de Santa Catarina, os produtores de suínos reunidos em Assembléia na Associação Catarinense de Criadores de Suínos, ACCS, em Concórdia, no dia 17 de novembro, solicitam:

– Estabelecer preço mínimo para o suíno;

– Buscar créditos subsidiados para resolver problemas ambientais causados por dejetos de suínos;

– Os suinocultores que possuírem empréstimos ou financiamentos, que possam ter o pagamento de suas dívidas prorrogadas;

– Decretação de Estado de Emergência da suinocultura, por inúmeros motivos:

1 Há 11 meses a Rússia cancelou a compra de carne suína de SC alegando problemas sanitários nos Estados do Paraná e Mato Grosso;

2 O preço do suíno pago ao produtor que era de R$ 2.50 caiu drasticamente, chegando a R$ 1.20;

3 Os suinocultores acumulam prejuízos devido ao alto preço dos insumos como milho, soja, núcleos e medicamentos;

4 O mercado interno hoje não absorve toda a produção de suínos, ficando até o momento, dependentes de outros mercados que nem sempre são seguros;

Considerações O deputado Federal reeleito, Cláudio Vignatti, indicou que deve ser feita uma missão catarinense para negociar com a Rússia, porque o Brasil ter negociação com aquele país é uma coisa, mas Santa Catarina criar o seu espaço, é algo muito especial. Compramos da Rússia, uma vez para cada cinco que a Rússia compra, precisamos ter esta parceria mais firme, destacou. O deputado lembrou ainda que é necessário incluir o Brasil inteiro no consumo da carne suína, como a inclusão do produto na merenda escolar, não é desta forma que vai resolver o problema, mas cria o hábito do consumo e a longo prazo nós vamos ter maior consumo de carne suína no Brasil.

Vignatti salientou ainda que há dois anos, o presidente da ACCS, Wolmir de Souza, levou ao governo Federal e a Câmara setorial, o pedido de  liberação de recursos para investimentos em adequações das propriedades, evitando a poluição ambiental por dejetos de suínos. Este projeto foi aprovado na Câmara Setorial, mas precisa do carimbo do Ministro da Agricultura e nós vamos nos dedicar pra que isso aconteça, finalizou.

Herneus de Nadal, Deputado Estadual reeleito reforçou que todos devem estar em torno de um mesmo objetivo, mas que os suinocultores independentes é que estão sendo os mais penalizados. Destacou também que o Ministro Luis Fernando Furlan está chegando da Rússia e deve trazer novidades para os suinocultores com relação ao mercado russo, mas que é importante fazer uma comissão de parlamentares catarinenses, governo estadual e federal, ACCS e suinocultores para resolver de uma vez esta situação.

O suinocultor Flavio Hubner de Saudades, salientou que nem sempre o que é bom pra agroindústrias é bom para os suinocultores, pedimos que vocês, deputados, sejam bem cientes disso na horas das decisões, porque é por nós que vocês tem que olhar e defender, finalizou.