Redação (10/11/06) – Os jogadores do SPFC São Paulo Futebol Clube, provaram e aprovaram o sabor da carne de avestruz em almoço realizado no Centro de Treinamento do time nesta ultima terça-feira, 07 de novembro. A degustação foi oferecida pelas entidades ACAB Associação dos Criadores de Avestruzes do Brasil e AEPE Associação dos Empreendedores Paulistas da Estrutiocultura.
O objetivo deste almoço foi apresentar a carne de avestruz para os jogadores, demonstrando as inúmeras vantagens nutricionais que ela oferece com um sabor semelhante ao da carne bovina. E o resultado foi ótimo: a carne foi aprovada por unanimidade e, a partir de agora, poderá compor o cardápio nutricional da equipe.
Assim como almoço oferecido para a equipe técnica do clube, há três semanas, esta refeição também ficou a cargo do chef e gourmet internacional André Otero, que já trabalhou no Ritz Hotel de Paris, além de ter passado pelas mais referenciadas cozinhas de Nova York. Segundo André, o almoço contou com a presença de aproximadamente 60 pessoas, entre jogadores, equipe técnica e os diretores da ACAB e AEPE.
Os presentes apreciaram seis diferentes pratos: salame de avestruz, filé de avestruz ao fungui; filé de avestruz com ervas finas; talharim com molho a base de carne de avestruz, tomate fresco e pimentão amarelo; estrogonofe com carne de avestruz flambado no wisky e risoto com lingüiça de avestruz, rúcula e manjericão fresco.
Para o preparo destes pratos foram utilizados cerca de 30 Kg de carne de avestruz, entre outros ingredientes. Tenho certeza que todos apreciaram os pratos, pois muitos quiseram até repetir, comentou André Otero, que ficou satisfeito ao ver a reação dos jogadores.
A Carne de Avestruz
Uma pesquisa realizada pelo Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP, revelou informações nutricionais sobre a carne de avestruz, em comparação às outras carnes. Baixas concentrações de gorduras saturadas e colesterol, diminuindo assim o risco de incidência de doenças cardiovasculares.
Em comparação com a carne bovina e de frango, por exemplo, a carne apresenta um nível de colesterol de 22,7 mg/100g, enquanto a bovina apresenta 59 mg/100g e a de frango, 70 mg/100g. A pesquisa aponta, também, um alto valor de ferro e proteínas e descreve a carne de avestruz como um pouco mais vermelha que a carne bovina, porém, de sabor e textura semelhantes com a vantagem de apresentar cerca de 2/3 menos de gordura.
A carne de avestruz é uma fonte alimentar importante e pode fazer parte de qualquer programa de treinamento de atletas e demais profissionais do esporte, assim como também parte do cardápio de qualquer pessoa interessada em uma alimentação nutritiva e saudável, ressaltou o fisiologista do SPFC Turíbio Leite, durante palestra realizada durante o WOC 2006 Congresso Internacional de Criadores de Avestruzes, que aconteceu em São Paulo, de 26 a 28 de outubro.