Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Pesquisadores de Londrina divulgam Guia do Milho

<p>Os pesquisadores Ernesto Paterniani e Luciana Di Ciero, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da USP em Piracicaba, estiveram ontem em Londrina para divulgar o Guia do Milho.</p>

Redação (08/11/06) –  O guia é uma publicação de 16 páginas, elaborado pelo Conselho de Informações sobre Biotecnologia, uma organização não-governamental que tem por objetivo “”divulgar informações técnico-científicas sobre a biotecnologia e seus benefícios, procurando aumentar a familiariadade da população sobre o assunto””. No formato tradicional de revista, o guia mostra desde a origem do milho até os problemas atuais enfrentados pela cultura, que encontra grande resistência no que diz respeito a “”avanços tecnológicos””.

Os dois pesquisadores defendem a adoção do milho transgênico na agricultura brasileira. Para o pesquisador Ernesto Paterniani, “”quem deve ter a liberdade de escolha é o agricultor””. Ele faz questão de frisar que as barreiras existentes quanto a este milho no Brasil se devem a interesses alheios à pesquisa. “”É preciso ficar claro que uma coisa é ciência, outra coisa é ideologia””.

Paterniani explica que “”a genética faz alimentos em quantidade e a preço baixo””. E desafia quem faz oposição ao milho transgênico: “”Se os produtos que estão nos supermercados fossem avaliados com o mesmo rigor que se tem em relação aos transgênicos, alguns deles não seriam aprovados””.

O pesquisador ainda apresentou os resultados de estudo mundial realizado na Inglaterra sobre transgênicos nos últimos nove anos. Houve redução de 18% na área afetada por agrotóxicos, redução do consumo de combustíveis e redução de gases que causam o efeito estufa. A redução do gás carbônico equivale a retirada de circulação de 5 milhões de automóveis. Ainda segundo o estudo, a redução do uso de agrotóxicos entre 1996 a 2005 foi de 172 milhões de quilos.

A pesquisadora Luciana Di Ciero disse que o governo brasileiro precisa tomar uma atitude positiva em relação aos transgênicos. “”Se o governo brasileiro não se posicionar, a biotecnologia não vai decolar””. Segundo ela, a mudança depende exclusivamente “”de vontade política e de crédito à pesquisa””.

Ela questiona também a posição de alguns membros da Comissão Técnica Nacional de Biosegurança, órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia, que “”criam artifícios”” para impedir a aprovação de assuntos de interesses científicos e da biotecnologia.

E mesmo se posicionando totalmente favorável apenas “”à ciência””, Paterniani não demonstra muito entusiasmo na mudança deste panorama. “”Se continuar assim, os transgênicos só serão aprovados quando o sargento Garcia prender o Zorro””, diz em referência ao clássico do cinema.

Serviço
– O Guia do Milho é destinado ao público em geral que queira aumentar seus conhecimentos sobre a cultura do milho: escolas, estudantes, professores, produtores rurais, entidades, etc. O guia pode ser copiado através do site www.cib.org.br e caso a pessoa queira a publicação impressa, a solicitação deve ser feita através do mesmo site.