Redação (20/10/06) – A intensidade das chuvas nos últimos dias está favorecendo o segmento que já cultivou cerca de 40% das lavouras do município. Segundo o secretário Municipal de Agricultura, Francisco de Moraes Filho, o volume de chuvas está sendo superior em relação a outros anos favorecendo o plantio.
Mas, mesmo com o tempo favorável, a preocupação, de acordo com ele, é com os próximos meses. Esperamos que não falte chuvas nos próximos meses, principalmente em dezembro e janeiro, explicou, já que neste período ocorre a etapa de desenvolvimento da planta.
Este ano Nova Mutum deve produzir cerca de 300 mil hectares do grão, de acordo com as estimativas do Sindicato Rural. A área destinada à cultura deve ter uma redução em relação a safra passada, quando foram cultivados 330 mil hectares.
As dificuldades em obter créditos para o plantio e a falta de expectativa de bons preços estão fazendo com que alguns produtores deixem de investir na cultura e migrem para outras variedades, como é o caso do algodão. A alta rentabilidade da pluma hoje é um dos pontos que está motivando os agricultores.
A antecipação do plantio também é uma das saídas que muitos estão buscando para reduzir os prejuízos com a incidência de pragas. A ferrugem asiática, que é grande vilã nas lavouras da região e atingiu muitas lavouras na safra passada, é uma delas.