Redação AI (15/09/06)- Um homem de 27 anos, que apresentou os sintomas da Influenza Aviária afirmou que não teve nenhum contato com aves doentes ou mortas, porém, ele estava sempre junto de sua irmã de 15 anos, a qual estava contaminada com a doença.
A menina desenvolveu os sintomas em maio de 2006, quando foi confirmada a infecção pela cepa H5N1. Seu irmão gastou apenas seis dias tomando conta dela no hospital onde estava internada. Ele apresentou os sintomas, incluindo tosse e dores abdominais, sem febre, 11 dias após a irmã.
O homem de 27 anos ficou a disposição do Ministério da Saúde para que fossem feitos alguns testes. Inicialmente os exames acusaram a ausência de infecção pelo vírus H5N1. Em agosto, entretanto, outros testes foram feitos e foi registrado um anticorpo típico, neutralizador do H5N1. O paciente informou que não esteve em contato com aves mortas ou contaminadas e a investigação concluiu que a exposição dele no hospital junto a sua irmã doente, e , por conseguencia, a transmissão, não deve ser tratada como regra geral.
Atualmente a Indonésia registrou 65 caso, resultando em 49 mortes.