Redação (15/09/06)- Representantes de órgãos executores de defesa zoofitossanitária de onze estados brasileiros e do Departamento de Sanidade Animal (DSA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) estão reunidos na sede da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (adab), em Salvador, para discutir o trânsito interestadual de animais de produção no País. O evento teve início ontem (14/09) e segue até hoje (15/09).
De acordo com diretor-geral da Adab, Luciano Figueiredo, o objetivo é o ajuste dos procedimentos relativos à circulação dos animais em todo o território nacional. Durante os dois dias do encontro serão discutidos pontos como a equipararação da infra-estrutura nos estados e a padronização das bases de dados regionais (Guias de Trânsito Animal – GTAs) para atualização do cadastro nacional.
Segundo o diretor de Defesa Sanitária Animal da Adab, Iram Ferrão, será debatido ainda um sistema de informação nacional, com o controle de propriedades pecuárias, de movimentação animal e alerta sanitário via internet, no chamado GTA Brasil. O que deve melhorar a sensibilidade dos serviços de vigilância animal no País, além de se poder prestar informações de interesse para produtores, veterinários, órgãos estaduais e o ministério, afirmou.