Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Guedes participa do encontro de Cairns

<p>Ministro tem reuniões na Austrália e Nova Zelândia.</p>

Redação (14/09/06)- O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Luís Carlos Guedes Pinto, cumpre agenda internacional na próxima semana. Entre os dias 18 e 22 ele irá à Nova Zelândia e Austrália onde fará visitas a instituições de pesquisa e participará da Reunião Ministerial do 20 Aniversário do Grupo de Cairns. Também terá audiência com os ministros da Agricultura dos dois países.

Na Nova Zelândia, Guedes irá se reunir, segunda-feira (18/09) pela manhã, com o ministro da Agricultura e Florestas, Jim Anderton, e participará de uma reunião sobre biocombustíveis. À tarde, Guedes conhecerá a Autoridade Alimentar do país.

Na terça-feira (19/09), visitará a indústria de laticínios Fonterra Inovation, responsável por um terço do comércio mundial dos derivados do leite. Logo depois, o ministro conhecerá o maior instituto de pesquisa agropecuária do país, Agresearch. Após as duas visitas, Guedes irá à empresa cientifica Hiortsearch, que estuda a produção de frutas e plantas de maneira sustentável e inovadora.

Entre os dias 20 e 22, em Sidney, Austrália, o ministro participa do encontro que celebra os vinte anos de criação do Grupo do Cairns. Formado por dezoito países da América latina, Ásia, África e Oceania, representando cerca de 25% das exportações agrícolas mundiais, o Grupo de Cairns é um importante fórum para viabilizar a continuação das negociações da Rodada de Doha, suspensa no último dia 23 de julho. O foco do grupo, criado em 1986, são as negociações agrícolas.

Na pauta do encontro, estão discussões sobre o futuro da rodada de Doha, entre outros assuntos. Em conversas bilateriais, Guedes se reunirá com o Ministro para Agricultura, Pesca e Florestas da Austrália, Peter McGauran, o ministro de Comércio Exterior da Nova Zelândia, Phil Goff, e representantes da Federação de Fazendeiros da Austrália (National Farmers Federation of Australia).

G-20
A reunião do grupo de Cairns será o segundo encontro internacional do mês focado na revitalização da Rodada de Doha. Entre os dias 9 e 10, o Grupo de Países em Desenvolvimento, o G-20, liderados pelo Brasil, reuniu-se no Hotel Copacabana Palace, no Rio de Janeiro. Na ocasião, foi feito um apelo pela retomada das negociações. A reunião contou com a presença do ministro Guedes, dos vinte e um países que compõem o grupo, representantes de outros blocos e os comissários de assuntos do comércio da União Européia e Estados Unidos.