Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Camboja confirma novo foco de gripe aviária em patos

<p>Animais contaminados vêm de fazenda usada para contrabando de aves.</p>

Redação AI (06/09/06)- As autoridades do Camboja confirmaram hoje um novo foco de gripe aviária em patos de uma pequena aldeia da província Kompong Cham, no leste do país, depois da morte de cerca de 700 aves.

O novo surto, segundo os resultados dos exames, foi causado pelo vírus H5N1. No início de agosto, numa fazenda de patos da província de Prey Veng, cerca de 70 quilômetros ao sudeste de Phnom Penh, havia sido detectado outro foco.

O serviço veterinário do Ministério de Agricultura suspeita que os patos contaminados sejam originários de uma mesma fazenda, aparentemente usada para contrabando de aves de criação.

A gripe aviária já matou 140 pessoas em nove países desde que a doença reapareceu, em dezembro de 2003, na Coréia do Sul. A lista de mortes elaborada pela Organização Mundial da Saúde abrange Azerbaijão (5), Camboja (6), China (14), Egito (6), Indonésia (45), Iraque (2), Tailândia (16), Turquia (4) e Vietnã (42).

A Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) anunciou em agosto que os últimos focos de gripe aviária no Sudeste Asiático foram provocados por novas cepas isoladas do vírus, que aparecem ao lado de outras já conhecidas.