Redação AI (01/09/06)- O ministro da Agricultura, Luiz Carlos Guedes Pinto, afirmou ontem que o Rio Grande do Sul só poderá retomar o status de área livre de Newcastle após o dia 15 de setembro. Guedes explicou que há normas que mandam repetir exames do material coletado na área próxima ao foco e estes testes serão concluídos somente neste prazo.
O ministro lembrou que já foi encerrado o trabalho de campo de coleta do material. “Como todos os exames estão dando resultado negativo e este trabalho termina no dia 15 de setembro, espero que nessa data possamos concluir definitivamente esta questão”, disse o ministro, em entrevista coletiva após participar do lançamento de tecnologias da Embrapa na Expointer (Exposição Internacional de Animais, Máquinas e Implementos e Produtos agropecuários), em Esteio.
A informação frustrou a expectativa do setor avícola gaúcho, que esperava uma declaração oficial de encerramento do foco de Newcastle, detectado no município de Vale Real, em uma criação de frango de subsistência. O ministro explicou também que há prazos que devem ser obedecidos rigorosamente, para que a declaração seja reconhecida pela Organização Internacional de Saúde Animal (OIE).
O secretário executivo da Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav), José Eduardo Santos, lembrou que há famílias em dificuldades, esperando por esse anúncio para ter sua produção liberada comercialmente, mas reconhece que as etapas técnicas precisam ser seguidas. Entre os prejudicados estão os produtores integrados de frango que abastecem indústrias de Santa Catarina. Além disso, há o acumulo de 250 mil aves de recria que não podem ser vendidas para o Estado vizinho.