Redação AI (28/08/06)- As autoridades chinesas anunciaram hoje que os primeiros testes de sua vacina para humanos contra a gripe aviária foram bem-sucedidos, segundo um comunicado da agência oficial Xinhua.
A elaboração desta vacina teve a participação do Ministério da Ciência e Tecnologia chinês, do Centro de Controle e Prevenção de Doenças da China e da indústria farmacêutica Beijing Sinovac Biotech Co., com sede em Pequim.
Segundo estas três instituições, “a primeira fase dos testes clínicos mostra que a vacina é segura e eficaz para humanos”.
A vacina foi desenvolvida a partir da variedade NIBRG-14 do vírus H5N1 da gripe aviária, cepa oferecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), agência que ainda não se pronunciou sobre a efetividade do remédio. Desde novembro, a vacina foi testada em seis voluntários no Hospital Beijing China-Japan Friendship, depois que a Administração Estatal de Alimentação e Medicamentos deu sinal verde para os testes clínicos.
A primeira fase desses testes terminou em junho, e indica que quatro antígenos trabalham em diferentes níveis para estimular a produção de anticorpos.
Segundo a Sinovac, a quantidade efetiva de vacina são 10 microgramas, que estimula 78,3% de anticorpos protetores, o que excede o padrão da União Européia de 70% para uma vacina contra a gripe.
No total, 120 participantes foram vacinados e nenhum deles apresentou reações adversas, segundo os pesquisadores. As análises de sangue e urina indicam que o remédio não representa riscos para o ser humano.
A Sinovac assinou um acordo em 2004 com o Centro de Controle de Doenças para desenvolver esta vacina, e em setembro de 2005 recebeu um empréstimo do governo central, de valor não informado, e outro de US$ 4,94 milhões do estatal China Construction Bank.
A farmacêutica chinesa busca se tornar uma multinacional, após ter completado todas as fases de análises clínicas para vacinas contra a hepatite A, hepatite AB e gripe, e realiza pesquisas para sintetizar uma vacina contra a Síndrome Respiratória Aguda Severa (Sars).
Desde 2003, o vírus da gripe aviária afetou 21 pessoas na China, das quais 14 morreram. Nesse mesmo período, houve 241 afetados no mundo todo, dos quais 141 morreram.