Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

O Ministério da Agricultura confirmou um novo foco da doença em Manaus (AM)

<p>O animal contaminado estava numa criação doméstica.</p>

Redação AI (16/08/06)- O foco é numa propriedade que fica perto do parque industrial de Manaus, num raio de dez quilômetros da rota de aves migratórias. Técnicos que monitoram criadores na prevenção à gripe aviária fizeram exames e constataram que um pato estava contaminado.

A Newcastle é uma doença viral que atinge principalmente o sistema respiratório das aves. Todos os animais da casa, cinco patos e três galinhas, foram sacrificados.

Fiquei surpresa com isso que aconteceu. Eu pensava que isso não existia, disse a dona de casa Janete de Souza.

A maior dificuldade dos técnicos agora é evitar que a doença se espalhe. A Newcastle não chega a representar um perigo para o homem, mas o ser humano é um transmissor em potencial do vírus. E na região onde foi identificado o foco os animais são criados soltos na rua.

No mapa a veterinária mostrou o esquema montado para isolar a doença. Em um raio de três quilômetros do foco todas as casas serão vistoriadas e cerca de mil animais submetidos a exames. Em um raio de dez quilômetros ninguém pode entrar ou sair com animais e derivados. A Defesa Civil, a Polícia Militar e todos os órgãos de saúde do município do Estado vão ajudar na operação.

O Ministério da Agricultura em parceria com o órgão executor de defesa no Estado está organizando tanto o pessoal quanto recursos financeiros, disse Luciana Cherr, chefe da Defesa Sanitária Agropecuária.

No município de Vale Real, Rio Grande do Sul, onde foi registrado um caso de Newcastle em julho, os criadores ainda aguardam a divulgação do resultado conclusivo dos exames que foram feitos em aves do entorno do foco. Os testes irão comprovar se o vírus ainda está presente na área.