Redação AI (04/08/06)- Segundo Schmidt et al., (2001) a prática de estocagem é normal e muitas vezes necessária na incubação comercial. O objetivo, na maior parte das vezes, decorre da necessidade de evitar a mistura de ovos de diferentes lotes e idades, ou de lotes com padrão sanitário duvidoso.
A incubação simultânea de ovos de diferentes condições ou tempos de estocagem, associada com variações nas condições no ambiente da incubadora (exemplo, gradiente de temperatura) podem afetar o período de incubação, aumentando o número de pintos que serão forçados a ficar sem ração e água por um período mais longo (Schmidt et al., 2001).
A melhor faixa de peso dos ovos para a incubação está entre 56 e 70 grama. Faixas de peso diferentes alteram condições operacionais internas das incubadoras, aumentando ou diminuindo tempo total de incubação.Schmidt et al., (2001) cita que estudos foram conduzidos para avaliar a utilização dos estágios único e múltiplo de incubação. Considerando os aspectos sanitários, os resultados mostram ser melhores para o estágio único, que permite um grupo específico de ovos providos de “condições otimizadas de incubação”.
De acordo com a idade da matriz, o tempo de incubação vai se alterando de forma que, durante as 8 semanas iniciais, os nascimentos tendem a atrasar devido ao tamanho do ovo e qualidade da casca (espessura) (Schmidt et al., 2001).
Algumas linhagens, devido à qualidade da casca e tamanho do ovo, podem atrasar o nascimento em até 06 horas. Os estoques de ovos influem diretamente no tempo total de incubação (Schmidt et al., 2001).
Quando dois ou mais lotes estiverem prontos ao mesmo tempo, a retirada dos pintos deve começar pelo lote de matrizes mais novas.
Devemos retirar os pintos de acordo com a planilha de incubação dos ovos e planilha de expedição dos pintos, observando os manejos determinados para o cliente como sexagem e vacinação.
A maior parte do resultado do incubatório está relacionada ao tipo de matéria-prima (ovo) que está sendo colocado na incubadora.
A eclosão assim como a qualidade dos pintainhos depende de muitos fatores. Alguns são de responsabilidade da granja de matrizes e outros de responsabilidade do incubatório (Biezus, A.J,.2001).
O fato é que não se tem conhecimentos detalhados dos efeitos dos diferentes fatores que influenciam o desenvolvimento embrionário, nos diferentes estágios da incubação (genética, idade da matriz, qualidade do ovo, condições de estocagem), que interagem, ou influenciam as condições de incubação, isto é, as necessidades em função das diferenças (Schmidt et al. (2002).
Contudo, o prolongamento de um dia no tempo de estocagem pode reduzir em 1% a eclodibilidade e adicionar 1 hora no período de incubação. Períodos mais longos poderão afetar o tempo entre o nascimento e o alojamento dos pintos, a eclodibilidade e a qualidade dos pintos (Schmidt et al., 2001).