Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Missão da UE avalia ações de combate a aftosa no MS

<p>A reunião teve por objetivo esclarecer dúvidas quanto à inspeção no estado, antes da reunião final, prevista para segunda-feira (17/07) em Brasília.</p><p></p>

Redação (13/07/06) – Técnicos da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento se reuniram hoje (12/07), pela manhã, com representantes da missão da União Européia, no escritório da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (IAGRO), no município de Eldorado (MS). 

Segundo Jorge Caetano, diretor de Programas da Área Animal da SDA, que conduziu a reunião, a vinda da missão ao Mato Grosso do Sul visa  conhecer os procedimentos técnicos adotados pelo serviço oficial para a erradicação da febre aftosa na região.

A missão é composta pelos auditores Tobias Held (alemão) e Anders Manestan (sueco) que estão percorrendo e auditando os municípios de Eldorado, Japorã e Mundo Novo, ainda interditados, além de Naviraí, sede do escritório regional do IAGRO. Eles permanecerão até sexta-feira (14/07) na região.

Até o momento foram vistoriadas as fazendas Bonanza e Floresta Branca, localizadas em Eldorado e Medianeira, em Japorã, onde ocorreu o mais recente foco (12/04/06), que resultou no sacrifício de 141 animais e que  se encontra povoada com animais sentinelas.

Os técnicos europeus visitam também revendas, aferindo os registros de vendas de vacinas e de outros produtos veterinários e escritórios do IAGRO. Nestes são verificadas a documentação, os relatórios sobre as propriedades atingidas pela enfermidade e as medidas implementadas para erradicação da doença.

De outubro de 2005 – quando foi detectado o primeiro foco – até hoje, ocorreram 34 focos de aftosa em 323 propriedades dos municípios citados. No total foram sacrificados 34.332 animais, 33.066 bovinos, 629 ovinos e caprinos e 637 suínos.