Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Iagro classifica mais 300 propriedades como de risco

<p>A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal classifica mais de 300 propriedades da região de fronteira com Paraguai e Bolívia como sendo de risco.</p>

Redação (10/07/06) – Essas propriedades terão regras mais apertadas para movimentação de gado. Com isso, o trânsito dos animais existentes nestas propriedades com destino a outros estados ou municípios de Mato Grosso do Sul só será permitido mediante autorização de médico veterinário do serviço oficial.

No caso do transporte rodoviário o veículo terá de ser lacrado ainda dentro da propriedade e somente deslacrado quando chegar ao destino. Além disso, o DOE (Diário Oficial do Estado) desta segunda-feira traz portaria da Iagro determinando o retorno ao município de origem de fichas sanitárias de produtores, para facilitar o controle.

Foram acrescentadas propriedades de Mundo Novo, Japorã, Sete Quedas, Paranhos, Coronel Sapucaia, Aral Moreira, Ponta Porã, Antônio João, Bela Vista, Caracol e Porto Murtinho. Ao todo a restrição ocorre em 12 municípios e somando as 640 propriedades já inclusas desde 4 de maio, são 940 consideradas como de risco.

O controle maior vem depois da ocorrência de focos de febre aftosa em Eldorado, Mundo Novo e Japorã, municípios localizados na região de fronteira com o Paraguai. Os focos foram confirmados em outubro do ano passado e no caso de Japorã, novas suspeitas de animais acometidos geraram mais sacrifícios em abril.