Redação (03/07/06)- O ministro da Agricultura, Florestas e Pesca do Japão, Shoichi Nakagawa, manifestou sua decepção pelo fracasso das últimas negociações dentro da Organização Mundial do Comércio (OMC) realizadas esta semana em Genebra.
É lamentável que nossas discussões não tenham conseguido alcançar o ponto no qual se podiam haver colocado todas nossas cartas sobre a mesa disse Nakagawa em declarações citadas pela agência Kyodo.
Por isso, acrescentou, “tenho que admitir que retorno ao Japão sem um sentimento de satisfação” com o resultado das conversas.
Mais de 60 ministros dos 149 países da OMC participaram da reunião de Genebra sobre a Rodada de Doha, na qual tentaram, sem sucesso, estabelecer números e fórmulas para aplicar cortes tarifários às importações de bens agrícolas e industriais.
Por não chegarem a um consenso mínimo, os participantes da reunião definiram a realização de um novo encontro no final de julho, e iniciar um novo método de negociação.
Os países-membros da OMC negociam há quase cinco anos o impulso da Rodada de Doha, que busca aprofundar a liberalização das trocas comerciais em agricultura, indústria e serviços, a fim de que os principais beneficiados sejam os países em desenvolvimento