Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Influenza Aviária

Ações de produtora de ovos americana caem a nível recorde após surto de influenza aviária

As ações da maior produtora de ovos dos Estados Unidos, Cal-Maine Foods, caíram para seu nível mais baixo em mais de cinco meses nesta quarta-feira

Ações de produtora de ovos americana caem a nível recorde após surto de influenza aviária

As ações da maior produtora de ovos dos Estados Unidos, Cal-Maine Foods, caíram para seu nível mais baixo em mais de cinco meses nesta quarta-feira, estendendo as quedas após o surto de gripe aviária mais letal da história dos Estados Unidos levar as ações a máximas recordes ano passado.

As ações da empresa com sede em Jackson, Mississippi, já caíram 15% desde seu relatório trimestral no final de dezembro, que mostrou lucros recordes que ainda ficaram aquém das expectativas dos analistas.

Um relatório diário de preços do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) na quarta-feira mostrou que os preços dos ovos no atacado “estavam em queda”, enquanto uma análise recente do mercado de ovos do USDA indicou que a demanda do consumidor estava caindo após a movimentada temporada de férias, mas permaneceu mais alta do que na época mesma época do ano passado.

As ações da Cal-Maine caíram 1,8%, para $ 52,65, depois de cair anteriormente para $ 52,22, a menor desde setembro passado.

A influenza aviária ceifou quase 58 milhões de aves nos Estados Unidos desde o início de 2022, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças, elevando os preços de frango, ovos e outros produtos avícolas.

Aves selvagens transmitem o vírus e as aves infectadas geralmente morrem. Rebanhos inteiros, que podem chegar a um milhão de aves em granjas de postura, são abatidos para controlar a propagação da doença depois que uma ave testa positivo.

A alta dos preços dos ovos ajudou a elevar as ações da Cal-Maine em quase 50% no ano passado, mesmo quando o S&P 500 caiu 19%.

A receita da Cal-Maine mais que dobrou para US$ 850 milhões no trimestre encerrado em novembro, uma vez que mais que dobrou sua média As ações da Cal-Maine caíram de recordes após o surto de gripe aviária e preço de venda de uma dúzia de ovos. 

Mas seu lucro líquido de US$ 199 milhões ficou aquém das estimativas dos analistas, com a empresa apontando custos mais altos de ração devido ao clima, à guerra na Ucrânia e à pandemia de coronavírus.

A detecção do vírus em bandos comerciais e de quintal caiu acentuadamente de mais de 10 milhões de aves em março e abril passados. A Cal-Maine também disse em seu relatório trimestral que nenhuma gripe aviária foi detectada em nenhuma de suas instalações.