Redação (29/06/06) – A Gehaka lança Kit Triple Trait, um teste de identificação de OGMs (Organismos Geneticamente Modificados) em grãos de milho, apontando a presença ou não (qualitativo) das proteínas CP4 EPSPS, Cry3Bb e Cry1Ab produzidas por genes derivados da Agrobactéria sp. (CP4 EPSPS) e Bacillus Thuringiensis (Cry3Bb e Cry1Ab). “O teste usa um duplo anticorpo no formato de sanduíche, o que permite analisar a presença ou não de todas essas proteínas em uma única análise. O aparecimento de uma linha (controle) na indica um resultado negativo. O aparecimento de duas ou mais linhas na tira indica um resultado positivo”, explica a gerente da divisão de microbiologia da Gehaka, Fabiola Franco.
As tiras de fluxo lateral fornecidas no Kit podem ser usadas na folha ou no grão de milho e o teste pode ser realizada tanto no campo como em ambiente laboratorial. “Este teste é destinado a detecção de milho NK603 Roundup Ready, YieldGard Rootworm e YieldGrad em níveis específicos e determina se a amostra está acima ou abaixo do nível de contaminação (entre 0,5% e 1%) em apenas 5 minutos”, diz a gerente.
A Gehaka é representante exclusiva da SDI, Strategic Diagnostics Incorporated, única fabricante de anticorpos para os kits
imunocromatográficos para identificação de OGM, Organismos Geneticamente Modificados, em algodão, canola, milho, soja, entre outros. Além dos testes, a Gehaka importa kits SDI para micotoxinas e patógenos utilizados no segmento de alimentos.