Redação AI (18/04/06)- A certeza em produzir animais com segurança e qualidade são fatores essenciais para a conquista dos mercados externo e interno. Atenta à importância deste quesito, a Avestro S/A está implementando em suas fazendas associadas seu Selo de Qualidade, sendo a única empresa no mundo a ter este diferencial no segmento da estrutiocultura (criação de avestruzes). Os 8 associados da empresa, sendo 6 fazendas e duas cooperativas, já se encontram em processo de implementação e, partir deste mês de abril, compraremos aves apenas das fazendas produtoras que também estejam em processo de implantação do Selo, ressalta Denise Sandreschi dos Santos, assessora de diretoria da Avestro S/A e responsável pela implementação do Selo nas fazendas. Nosso objetivo é melhorar e padronizar a qualidade dos animais, garantindo assim uma maior segurança alimentar de nossos produtos aos nossos clientes.
Denise ressalta que o Selo agrega diversas vantagens às propriedades que o implementarem, pois ele gera uma série de registros que indicam o andamento dos controles internos das fazendas, além de aproximar o produtor da conquista do Avestruz Premium. Criado pela Avestro, o Avestruz Premium é um animal considerado perfeito para o abate, de acordo com alguns padrões como idade aproximada de 14 meses, couro e plumas perfeitas e peso entre 97 e 103 kg. O produtor que entregar animais dentro deste padrão recebe uma bonificação de 25% sobre o valor do kg de peso vivo praticado pela empresa.
Ao iniciar o processo de implementação, Denise explica que o produtor receberá um protocolo e o regulamento geral do Selo de Qualidade, e também um software no qual ele registrará toda rastreabilidade do animal que seguirá para o abate. Cada avestruz destinado ao abate será identificado por microchip após o nascimento, o que permitirá todo acompanhamento necessário durante seu desenvolvimento.
A carne de avestruz
Rica em nutrientes como ferro e ômega 3, a carne de avestruz vem conquistando cada dia mais o mercado nacional e internacional. A Avestro S/A fornece os produtos para diversas regiões do Brasil, de Norte a Sul do país. Atualmente os Estados que mais consomem são Rio de Janeiro e São Paulo. E, a partir deste mês de abril, a empresa prepara o primeiro container de carne de avestruz para exportação, que terá como destino países como Hong Kong, EUA, Japão, África do Sul e mercado Europeu. Esta é a primeira vez que o Brasil exporta carne de avestruz, em 10 anos de atividade desta pecuária no país.