Redação SI (17/04/06)- Cooperativa Santa Clara, com sede em Carlos Barbosa, no Rio Grande do Sul, completou nesta semana seus 94 anos de fundação. A empresa conta atualmente com um mix de 255 produtos e suas derivações nos segmentos lácteos e embutidos de carnes de suínos.
A unidade de laticínios conta com uma usina com capacidade para industrializar até 500 mil litros de leite por dia, o equivalente a 8% da produção leiteira do Rio Grande do Sul. Somente para industrialização do leite tipo Longa Vida a unidade de beneficiamento tem capacidade de produção de 400 mil litros/dia.
A cooperativa realiza 1,6 mil análises diárias em seus laboratórios, garantindo a qualidade dos 160 milhões de litros de leite industrializados anualmente. Esse controle se repete nas 10 mil toneladas de produtos derivados do leite, como os 14 tipos de queijos, entre os quais o gruyre, provolone, Samsoe, minas frescal, ricota, temper cheese, fondue e colonial, além de iogurte, bebida láctea, creme de leite e requeijão.
Já o frigorífico, construído em 1982, tem capacidade para abater 45 mil cabeças de suínos por ano. Hoje saem do local anualmente mais de 4 mil toneladas de carnes e embutidos, com as marcas Torino e Santa Clara. Na fábrica de rações são produzidos 19 tipos de rações balanceadas, totalizando 17 mil toneladas anuais, com matérias-primas nobres selecionadas para o rebanho bovino leiteiro e suíno.
A cooperativa conta ainda com uma cozinha industrial que produz diariamente 1,9 mil refeições, assim como uma rede de supermercados e mercados agropecuários.