Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Roménia eliminou 38 focos de gripe, restam 15

<p>Último caso foi registrado no sábado.</p>

Redação AI (03/04/06)- A Roménia eliminou em seis meses 38 focos de gripe das aves em aves de criação, mas 15 continuam ativos, informou hoje o Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural.

Os frangos de teste que foram introduzidos nas localidades onde morreram aves infectadas pelo vírus H5N1 estão bem de saúde, garantiu o Ministério.

Mais de 21.000 análises biológicas de amostras de aves domésticas e selvagens foram realizadas em Março em nove laboratórios romenos especializados, tendo sido feitas 4.533 só na última semana.

A Autoridade Sanitário-Veterinária e para a Segurança dos Alimentos fez mais de 1.500 exames e aplicou multas em 16 localidades e 36 postos de polícia por desrespeito das medidas impostas para conter a expansão da deonça.

O último caso de gripe das aves surgiu sábado na cidade portuária de Constanza (Mar Negro), onde o vírus H5 foi identificado num mocho morto, a sétima espécie de aves afectada por esta estirpe na Europa.

As autoridades não impuseram quarentena nem outras medidas profilácticas por se tratar de um caso isolado e não se ter registado em aves de capoeira ou de aviários industriais da zona.