Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Soja: semente resistente à ferrugem asiática

<p>Os novos cultivares serão apresentados o produto em Goiás.</p>

Redação (21/03/06)- A Agenciarural, Embrapa e o Centro Tecnológico de Pesquisas Agropecuárias, parceiras no Convênio Cerrados, promovem, de amanhã a quinta-feira próxima, um dos mais importantes eventos do agronegócio para o Centro-Oeste, a Vitrine de Tecnologias do Convênio Cerrados Soja 2006. O encontro, que tem como objetivo demonstrar a qualidade técnica e tecnológica dos trabalhos desenvolvidos pela parceria, bem como seus resultados, acontece sempre a partir das 9 horas, na área de Transferência de Tecnologia da Embrapa, no quilômetro 4, da BR-153, saída para Anápolis.

Os destaques das pesquisas que serão apresentadas são novas cultivares de soja que demonstraram tolerância média à ferrugem asiática, o que representa um grande avanço tecnológico para essa cultura em todo país, uma vez que a praga é o principal motivo para a quebra da safra em todas as regiões onde a soja é cultivada.

Apresentação ao público
Na abertura do evento, participam autoridades, órgãos afins, cotistas e pesquisadores, quando toda a imprensa vai ter acesso às informações sobre o Convênio Cerrados, sua importância, o que é desenvolvido em Goiás em relação à pesquisa agropecuária e especificamente sobre a soja e as novas cultivares resistentes à ferrugem asiática.

No dia 22 de março, o trabalho de divulgação, mais técnico, será voltado aos cotistas e sindicatos de produtores rurais, convidados para o evento. No dia 23, último dia do encontro, será a vez dos técnicos da área e produtores rurais conhecerem as novidades do setor. Nos dois primeiros dias, 160 técnicos dos escritórios da Agenciarural instalados no interior vão conhecer o trabalho de pesquisa e de extensão rural das Estações Experimentais coordenadas pelo órgão em Anápolis e em Senador Canedo.

Outra pesquisa que será apresentada no evento é sobre como produzir mais com menos recursos, aproveitando a relação lucratividade x produtividade. Nessa pesquisa, chamada Conceito 70, estabelece em 70 sacas a produção de soja por hectare, demonstrando que a qualidade do grão produzido garante melhores resultados econômicos do que a alta produtividade com baixa qualidade nos grãos.