O ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, se comprometeu com o setor produtivo a se empenhar na reabertura do comércio de carnes com a Rússia e com o Chile. A informação é do presidente da Farsul, Carlos Sperotto, que esteve em audiência com o dirigente na terça feira, em Brasília. De acordo com Sperotto, o Mapa já enviou novo ofício à Rússia solicitando a reabertura do mercado aos estados não limítrofes com MS e PR, e irá acelerar a inspeção dos chilenos nas unidades de produções do RS.
O encontro também serviu para informar o ministro sobre as reais dificuldades econômicas dos agricultores gaúchos. Segundo o deputado federal Luis Carlos Heinze, que também esteve na reunião, o setor foi “pedir ajuda” a Rodrigues. “No meio do mês, começam a vencer as parcelas do Finame e o produtor nem comercializou a safra. É um momento de extrema gravidade”, enfatizou, lembrando que o setor de aves e suínos também esteve solicitando apoio na comercialização das carnes no mercado externo.
Sperotto seguiu em Brasília em reunião com o Confederação Nacional da Agricultura. O encontro tem como objetivo encontrar caminhos para os problemas que afetam os produtores do País.