Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Economia

FecoAgro/RS pede reajuste de dívida de custeio e de investimento de produtor atingido pela estiagem

“O produtor não vai ter colheita para pagar seus compromissos. Essa repactuação deve ser feita e estimulada pelo governo, Banco Central e Conselho Monetário Nacional", disse a entidade em nota.

FecoAgro/RS pede reajuste de dívida de custeio e de investimento de produtor atingido pela estiagem

A Federação das Cooperativas Agropecuárias do Rio Grande do Sul (FecoAgro/RS) pede a repactuação da dívida de custeio e de investimento das culturas de verão que registraram perdas pela estiagem nesta temporada.

“O produtor não vai ter colheita para pagar seus compromissos. Essa repactuação deve ser feita e estimulada pelo governo, Banco Central e Conselho Monetário Nacional”, disse a entidade em nota.

“O problema este ano é no Rio Grande do Sul, mas é muito grave”, afirma Paulo Pires, presidente da federação. A entidade defende ainda recursos para custeio das culturas de inverno, para irrigação e condições legais de preservação de água.

A nota da Fecoagro cita perdas de 43% na soja gaúcha. “O porcentual foi calculado após levantamento realizado no dia 6 de março de 2023 em 21 cooperativas”, informou. Também há reivindicação de recursos emergenciais para a subvenção do seguro rural para a próxima safra