Redação (28/11/05) – Kesia Oliveira da Silva é a nova professora do Departamento de Engenharia Rural da Esalq e lecionará a partir de 2006 as disciplinas de “Construções Rurais” e “Bioclimatologia Animal” para os cursos de graduação e “Conforto Térmico Animal” na pós-graduação.
A docente participou do processo seletivo ocorrido em novembro pela Universidade de São Paulo (USP) no campus da Esalq em Piracicaba-SP. Seu trabalho também se estenderá às atividades do Núcleo de Pesquisa em Ambiência (NUPEA), onde coordenará principalmente as pesquisas ligadas à área de suinocultura.
Pesquisa sobre “Vocalização e Ruídos na Suinocultura“
Kesia é pesquisadora associada do NUPEA desde o ano 2000, quando desenvolvia sua pesquisa de doutorado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Esse estudo resultou numa metodologia aplicada à rastreabilidade e no desenvolvimento de um software que está sendo patenteado. Atualmente, Kesia está terminando seu pós-doutorado sobre “Vocalização e Ruídos na Suinocultura” com a supervisão de Irenilza de Alencar Nããs, pesquisadora e professora titular da Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri) da Unicamp.
As áreas ligadas à suinocultura, ambiência e rastreabilidade animal são as especialidades de Kesia. Para o professor Iran Oliveira, coordenador do NUPEA, “a presença de uma profissional com um perfil em suinocultura e atuação direta na condução e orientação das pesquisas vai enriquecer o desenvolvimento das pesquisas na área, junto ao Núcleo”, afirma.
Em 2005, ela também foi aprovada nos concursos para professora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS) e da UNESP de Registro-SP. Atualmente, a professora trabalha no Instituto Moura Lacerda em Ribeirão Preto-SP e leciona as disciplinas de “Construções Rurais” e “Agrometeorologia”.