A BRF anunciou em comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) nesta sexta-feira (24) que sua unidade produtiva em Marau, Rio Grande do Sul, recebeu a autorização da General Administration of Customs China (Gacc) para exportar carne de frango para a China.
A BRF já havia obtido autorização em novembro de 2022 para exportar carne de frango produzida pela empresa Minuano de Alimentos, fornecedor exclusivo da BRF, localizada em Lajeado, também no Rio Grande do Sul.
“A nova habilitação proporciona flexibilidade e maior agilidade para capturar as melhores oportunidades de mercado”, afirma a empresa.
As ações da companhia fecharam em alta de 11,35%, a R$ 6,18, na sessão desta sexta-feira em meio às notícias sobre a liberação para exportação para a China e também após a forte queda de 9,61% no pregão anterior.
Mais tarde, a Reuters informou ainda que a companhia de alimentos está buscando a reabilitação de mais duas de suas unidades pela China durante a missão do governo brasileiro que está no país asiático, para retomar embarques de frango e suínos suspensos dessas fábricas.
As duas unidades produtivas estão situadas em Lucas do Rio Verde (MT) e Rio Verde (GO), importantes polos agropecuários do Brasil.
“Questionamentos das autoridades sanitárias da China já foram respondidos e agora falta a decisão deles (chineses)”, disse um interlocutor à agência.