Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Inédito no Brasil

<p>A ALL Logística desenvolveu para a Sadia um sistema de transporte de frango congelado por vagões frigorificados.</p>

Redação AI 26/07/2005 – A ALL Logística desenvolveu para a Sadia um sistema de transporte de frango congelado por vagões frigorificados inédito no Brasil. O contrato assinado entre as empresas tem duração de cinco anos e, segundo fontes do mercado, movimentou investimentos não confirmados de cerca de de R$ 2 milhões.

Segundo Alan Fuchs, gerente de Industrializados da ALL, o projeto teve uma primeira fase, iniciada em 2003, que consistiu na adaptação dos vagões-plataforma para o transporte de produtos congelados. Com os resultados iniciais do projeto, as empresas renovaram o contrato para mais cinco anos e ampliaram os ativos para a nova fase, que começou neste ano.

As empresas aumentaram o número de vagões de 48 para 88, sendo oito composições com dez vagões para contêiner e um vagão com gerador próprio a diesel, que alimenta os outros. Com o incremento, a capacidade de produtos transportados duplicou, para 8000 toneladas por mês. Segundo a ALL, também está previsto no contrato a instalação da parte elétrica, com cabos de alta tensão entre os vagões, para mantê-los na temperatura adequada.

Segundo Paulo Striker, diretor de Logística da Sadia, antes do acordo os produtos congelados eram transportados inteiramente por rodovias, da fábrica do frigorífico em Toledo (PR), até o porto de Paranaguá. Agora, os produtos partem de caminhão de Toledo até Cascavel, também no Paraná, onde são transferidos para vagões reformados especialmente para a operação e descarregados nos armazéns da Sadia em Paranaguá.

Segundo Striker, o tempo levado para a carga chegar ao porto aumentou de oito para 30 horas, mas a compensação econômica do transporte ferroviário agrega valor. “A Sadia buscou no projeto um transporte mais vantajoso economicamente e a criação de uma rota fixa e competitiva”. Conforme Fuchs, a ALL tem interesse em crescer no setor de transportes de frigorificados. Prova disso é que a empresa está desenvolvendo outros projetos para empresas produtoras de frigorificados em Santa Catarina e Rio Grande do Sul.