Redação SI 13/07/2005 – O presidente da Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (ACSURS), Valdecir Folador, destacou durante Curso de Capacitação para Produtores Suinícolas, ontem (12/07) em Santa Rosa, que os suinocultores gaúchos estão conscientes quanto aos assuntos de meio ambiente e preservação. “A entidade orienta que façam as adequações e lembra que o mercado comprador está atento também ao sistema de produção como um todo, observando inclusive questões ambientais.”
Um levantamento realizado pela ACSURS e o Sindicato das Indústrias de Produtos Suínos (Sips) aponta que cerca de 5,6 mil propriedades suinícolas do RS vão se adequar às normas ambientais. Ao todo mais de R$ 62 milhões serão investidos. O presidente Folador informa que o entidade está pleiteando junto ao Ministério do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Agrário, a criação de uma linha de créditos específica para os suinocultores implantarem as melhorias necessárias.
O curso abordou ainda aspectos sanitários da suinocultura, impacto ambiental e produção de dejetos e foi promovido pela Secretaria de Meio Ambiente do RS.