Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Informações on-line

<p>Sindan cria banco de dados de produtos veterinários.</p>

Da Redação 14/06/2005 – Os volumosos livros de referência com informações sobre os produtos veterinários, os compêndios veterinários, são agora contribuições do passado. Os profissionais ligados à área de saúde animal já têm à disposição um completo banco de dados informatizado, que pode ser consultado livremente e acessado de qualquer computador, pela Internet, com informações completas e atualizadas sobre produtos veterinários existentes no Brasil.

A ferramenta elaborada pelo Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan), com o apoio da Coordenação de Fiscalização de Produtos Veterinários (CPV), do Departamento de Defesa Animal (DDA) e da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), está disponível em um link no site da entidade (www.sindan.org.br) ou diretamente no endereço www.cpvs.com.br.

O banco de dados já possui mais de 2 mil produtos veterinários cadastrados, e aceita informações de laboratórios associados ou não ao sindicato. No total, já estão cadastrados 81 laboratórios filiados e não-filiados.

Segundo Edvaldo Dourado da Costa, gerente de informática do Sindan e responsável pela criação do Compêndio, o novo sistema facilita a difusão de informações confiáveis e seguras. A grande vantagem é que os dados são atualizados em tempo real pela Internet. Antes, se um produto fosse lançado, deixasse de circular ou tivesse sua formulação alterada, os profissionais do setor só tomariam conhecimento na edição seguinte do Compêndio. Além disso, como a consulta é livre, todos os laboratórios podem fiscalizar uns aos outros, diminuindo, assim, a probabilidade de dados incorretos, informa Edvaldo.

Outra facilidade do programa está na pesquisa, que permite ao usuário buscar por diversos itens, como nome do produto, classe terapêutica, princípio ativo, espécie animal, entre outros. Após selecionar o item de busca, o sistema traz a bula do produto em questão, com descrição, nome do produto, da empresa e as espécies animais a que se destina.

Os laboratórios são responsáveis pelas informações inseridas no compêndio que seguem automaticamente para o servidor do Sindan e para o MAPA, que supervisiona as informações.

O Compêndio Eletrônico do Sindan já recebe cerca de 500 consultas diárias de médicos veterinários, zootecnistas, farmacêuticos, produtores, revendedores, distribuidores, clínicas veterinárias e Pet Shops de todo o Brasil e até de países da América do Norte e América Latina. Os acessos são de todos os estados brasileiros, além do Venezuela, Peru, Chile, Bolívia, Paraguai, Argentina, Uruguai, México, Honduras, Estados Unidos, Canadá, França, Japão, e países da África. “A procura pelas informações no site tem aumentado a cada dia, o que indica que estamos atingindo nosso público alvo”, acrescenta Edvaldo.