Da Redação 10/03/2005 – Um acordo firmado entre a Genaissance Pharmaceuticals, a Monsanto e o Serviço de Pesquisa Agrícola do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA), prevê o mapeamento do genoma da soja, informou ontem a PRNewswire-FirstCall. O objetivo do projeto é mapear marcadores de DNA baseados em polimorfismo em um único par de bases (“single nucleotide polymorphism” – SNP) na soja, criando um detalhado mapa genético molecular da soja que inclui um grande número de marcadores de DNA SNP em conjunto com marcadores SSR (sigla em inglês para “seqüências simples repetidas”) pré-existentes.
Todas as informações sobre a posição do mapa e o uso de marcadores SNP para a soja coberta pelo acordo ficará disponível livremente a todos as empresas de sementes de soja e geneticistas dos EUA.
O SNP é um local específico em um ponto do cromossomo em que ocorre uma variação na seqüência genética. Essa variação pode ser usada como um marcador genético. Os cientistas freqüentemente usam marcadores genéticos como um rótulo para identificar a localização específica de uma característica genética num cromossomo. Ao marcar a característica desejada, os produtores de sementes poderão trabalhar com mais eficiência.
A Monsanto informou que a pesquisa deve contribuir para o desenvolvimento de variedades melhoradas de semente de soja de forma mais ágil e eficaz, colocando uma nova tecnologia nas mãos dos pesquisadores públicos de soja.
As informações do genoma da soja devem ser disponibilizadas na Soybase, o Banco de Dados do Genoma da Semente de Soja da USDA e no dbSNP, Centro Nacional para Informação sobre Biotecnologia, o banco de dados de SNP.
“Considerando que todos os SNPs estão localizados em genes, o resultado do trabalho será um mapa genético que define regiões ricas em genes do genoma da semente de soja”, disse Perry Cregan, pesquisador do USDA. “As regiões que contêm genes são as do maior interesse para os melhoradores de sementes e geneticistas que querem desenvolver variedades geneticamente superiores de semente de soja com qualidade de semente melhorada, maior resistência a doenças e tolerância extrema à seca, com alto rendimento”.
“O que aprendermos com essa pesquisa será importante na nossa busca por formas de discernimento adicionais que nos permitam encontrar meios para aprimorar as características, taxas de produção e resistência a doenças de uma variedade de lavouras do campo, incluindo sementes de soja e outras espécies de plantas”, disse Gerald F. Vovis, vice-presidente executivo e executivo-chefe de tecnologia da Genaissance Pharmaceuticals.
Como parte do acordo, a Monsanto fornecerá verbas para apoiar o mapeamento, que a Genaissance desenvolverá, já que tem experiência como fornecedora de serviços de genotipagem de SNP.