Da Redação 01/02/2005 – A Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), entidade que reúne 17 frigoríficos responsáveis por 95% das exportações brasileiras, embarca na próxima quinta-feira (dia 03) 20 toneladas de carne que serão doadas para as vítimas da tsunami, maremoto que atingiu o Sudeste Asiático no fim de dezembro passado. A ação terá a parceria do governo federal que se responsabilizará pela logística do contêiner.
O contêiner sairá do Porto de Santos no navio da Libra, o “CSAV LOA”, e desembarcará no porto da Indonésia. Para evitar problemas de validade e armazenagem, além de facilitar a distribuição, a Abiec está enviando alcatra, maminha e peito cozidos e enlatados. Ao chegar ao destino a carne enlatada pode ficar até cinco anos fechada em temperatura ambiente e depois de aberta deve ser mantida resfriada e, nesse caso, consumida em até três meses.
De acordo com o Programa Mundial de Alimentos (PMA), uma agência da ONU, cerca de 800.000 pessoas precisarão de comida na província indonésia de Aceh, como parte das seqüelas deixadas pelas devastadoras tsunamis de 26 de dezembro. Segundo o diretor do PMA em Aceh, Claude Jibidar, o número de pessoas que precisam de ajuda aumenta, porque a população começa a sentir os efeitos econômicos da tragédia.
Esta é a primeira vez que a agência das Nações Unidas, que implementa sua maior operação de assistência em Aceh, informa a quantidade de pessoas que precisa de alimentação. Aceh foi a província da Indonésia mais atingida pelas ondas gigantes.