Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Dos bares para as mesas elegantes

A mortadela ganha status e é a nova sensação entre os gourmets.

Redação SI 13/02/2004 – 12h00 – Alguns dizem que ela já era conhecida e apreciada nos tempos do Império Romano. Outros sustentam que surgiu na Idade Média. Seja lá quem tenha razão, a mortadela tornou-se uma das maiores tradições italianas, especialmente na região de Bolonha. A receita dessa massa fina, de cortes de suínos e, mais tarde, também de bovinos e de aves , pequenos cubos de gordura e especiarias (seu nome vem de uma delas, a murta), foi trazida para o Brasil pelos imigrantes e logo se tornou popular.

A novidade é que a mortadela está ganhando um público que já não é apenas o dos bares, onde continua sendo servida à maneira que se consagrou aqui com um pouco de limão , e o dos lanches rápidos e econômicos.

A mortadela agora também faz parte das mesas elegantes. Durante um encontro no Rio de Janeiro, que reuniu recentemente gourmets de todo o País, foram servidos mais de 20 mil sanduíches, disputadíssimos pelos participantes. Não é um fato isolado. No renomado restaurante paulistano La Vecchia Cucina, do chef Sérgio Arno, o risoto de mortadela é uma das novas e elogiadas atrações do cardápio.

Segundo dados da ACNielsen, o Brasil produz anualmente 110 mil toneladas de mortadela, 87% com carnes de suínos e 13% de aves, um gigantesco mercado liderado com folga pela Perdigão. A empresa é a número 1, com uma participação de 25% ainda segundo a ACNielsen , quase o dobro do segundo colocado, e uma extensa e variada gama de opções. São, ao todo, 18 itens, incluindo dois da Linha Chester Mortadella Chester Mini e Chesterella, de baixo teor calórico e um da linha infantil Turma da Mônica, a Mortadela de Frango da Mônica, e os produtos das marcas Ouro, Bolonha, Bolognella e Confiança.


Para todos os bolsos e paladares

“A empresa está permanentemente desenvolvendo produtos para todos os bolsos, paladares e preferências”, diz Alexandre Benati, gerente de produto. A Perdigão atende desde restaurantes sofisticados até remotas regiões do interior com a marca Confiança , nas quais a mortadela é presença certa no dia-a-dia
por não exigir refrigeração.

Uma das mais recentes soluções é a Ouro, mortadela nobre, tipo exportação, que associa a tradição da receita italiana à qualidade Perdigão. A mortadela Ouro reforça a presença da empresa na faixa premium, que vem registrando um crescimento acima da média do mercado. Com ela, a Perdigão contribui para fazer da mortadela a nova sensação do mundo da gastronomia.