Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Paraná acerta cooperação com italianos

Parceria entre o Estado e a Universidade de Parma, da Itália, prevê a instalação, em Curitiba, de um centro de tecnologia e certificação alimentar, o que facilitará a exportação paranaense de produtos derivados de carnes, leite e frutas para a UE.

Da Redação 29/11/2004 – O governador em exercício do Paraná, Orlando Pessuti, assinou na sexta-feira um termo de cooperação científica que estabelece parceria entre o Estado e a Universidade de Parma, da Itália, para a instalação, em Curitiba, de um centro de tecnologia e certificação alimentar. O centro facilitará a exportação paranaense de produtos derivados de carnes, leite e frutas para a União Européia.

A idéia da criação de um centro tecnologia no Estado, numa parceria universidade italiana e o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), começou a ser formulada há dois anos. A intenção do governo do Paraná é obter tecnologias mais avançadas para melhorar a produção de alimentos.

A parceria também define a troca de tecnologias entre o governo e Faenza, cidade onde está instalado um dos maiores pólos cerâmicos da Europa, para melhorar a produção do setor visando os mercados dos Estados Unidos e da Europa.