Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Abate de aves registra aumento enquanto abate de suínos retrai

Em MS, produção avícola saltou de 8,9 milhões, no final de 2002, para 10,1 milhões de frangos, devido à proximidade das granjas com a matéria-prima.

Da Redação 11/02/2003 – A avicultura sul-matogrossense iniciou 2003 em ritmo de expansão. Somente em janeiro, a atividade registrou aumento de 14,3% no volume de abates no Estado. No mês passado foram abatidos pelos cinco abatedouros em Mato Grosso do Sul 10,176 milhões de frangos, diante de 8,9 milhões de dezembro de 2002.

O motivo do aumento, segundo analistas, é a proximidade das granjas com a matéria-prima (no caso o milho), que garante acréscimo constante na produção. “A tendência é que este crescimento nos abates continue”, diz o analista Júlio Brissac, da Ruralbusiness. Segundo ele, antigamente a produção de aves tinha grande concentração em Estados, como São Paulo, mas nos últimos anos com a migração dos produtores para atividade no Centro-Oeste,  Mato Grosso do Sul ampliou sua fatia no mercado nacional.

Queda
O setor de suínos apresentou retração de 6,4% na produção, com abate de 72.233 unidades em janeiro, diante de 77.238 abates registrados no último mês do ano.