Da Redação 04/11/2003 – 04h30 – O mercado de homeopatia animal expandiu nos últimos anos e vem sendo uma nova alternativa para a agropecuária. Em países como França, Alemanha e Chile, o tratamento homeopático em animais já é comum e utilizado a mais tempo do que no Brasil, onde empresas começam a visualizar essa tendência.
Buscando maneiras de garantir resultados, aproveitando as vantagens do tratamento, algumas regiões como, Minas Gerais, Paraná, São Paulo, Santa Catarina, e Rio Grande do Sul abrem espaço para essa novidade.
Segundo André Sarturi, diretor da Nutripasto, empresa distribuidora de medicamentos homeopáticos sediada em Xanxerê (SC), a homeopatia é a terapia de estímulo do organismo doente, pois estimula o organismo a voltar ao equilíbrio. “É uma opção que não agride o organismo, pelo contrário, o tratamento reativa a força vital, ou seja, aumenta a capacidade de resposta imunitária do animal”.
Vantagens da homeopatia
De acordo com André, uma das principais vantagens da terapia homeopática é a redução nos custos de produção. “No caso dos suínos e dos frangos de corte, o resultado está no equilíbrio dos índices, abaixo dos níveis de dano econômico, além dos resultados em melhoria da conversão alimentar e qualidade do produto final (mercado, principalmente de exportação)”.
Homeopatia aliada à tecnologia
Para agregar ainda mais vantagens à homeopatia e buscando maneiras de garantir resultados, oferecendo serviços diferenciados e de segurança no investimento homeopático, a Nutripasto vem se especializando no setor e criou a assessoria técnica e gerencial da propriedade. Segundo André, o objetivo é analisar as granjas de suínos e aves, através de um modelo de análise financeira e de índices zootécnicos. “De acordo com os índices iniciais obtidos e avaliação do sistema de criação das granjas, damos a garantia do resultado com o uso da homeopatia. É uma maneira de oferecer segurança ao produtor, utilizando a homeopatia junto à tecnologia”, salienta André.