Da Redação 18/11/2003 – 05h40 – A produção de alimentos orgânicos na região Central do Paraná será o tema central do II Encontro Regional de Agropecuária Orgânica que acontecerá no próximo dia 20, em Ivaiporã (PR).
Esses produtos são a mais nova alternativa agrícola que desponta em alguns municípios com potencial de ampliação de área e de produtos.
Segundo o engenheiro agrônomo José Idílio Santos, gerente regional da Emater/PR, a produção de orgânicos começou há seis anos com o maracujá em São João do Ivaí.
“A expectativa é de avanços tanto na expansão de área e de produtos, quanto na profissionalização dos agricultores familiares”, assegura o extensionista Idílio Santos.
Atualmente a região central do Estado, que integra 22 municípios, tem bem definidos os locais onde o sistema agrícola está convertido – café em Lunardelli e Arapuã; soja em Ariranha do Ivaí e São João do Ivaí; feijão em Arapuã; uva em Rosário do Ivaí e Godoy Moreira; olerícolas em Ariranha do Ivaí e em Ivaiporã, além de leite em Ivaiporã, Cândido de Abreu, Arapuã e Ariranha do Ivaí.
A programação do encontro contará também com palestra do engenheiro agrônomo Hélcio de Abreu Júnior, professor da Faculdade Catareira e diretor da Nim do Brasil, de São Paulo, que falará sobre o Manejo Ecológico do Solo e Controle Alternativas de Pragas e Doenças de Plantas. Já o médico veterinário homeopata Evando Garcia Lopes, do Laboratório Fauna & Flora Arenales, de Presidente Prudente, discorrerá sobre homeopatia animal.
O evento é promovido pelo Governo do Paraná e recebe apoio do Paraná 12 Meses, Associação dos Engenheiros Agrônomos do Vale do Ivaí, Cooperativa de Crédito com Interação Solidária de Ivaiporã/Cresol, Sebrae, Terra Viva, Prefeitura de Ivaiporã e das demais prefeituras da região.