Redação SI (Edição 161/2002) – O caminhão-escola do Senac/SC está percorrendo os municípios catarinenses e ministrando um curso de culinária, cuja base é a carne suína. A iniciativa faz parte do Projeto de Incentivo ao Consumo da Carne Suína e procura levar até as donas de casa e cozinheiros profissionais receitas que possam integrar os cardápios e as refeições familiares. “Também queremos orientar as pessoas sobre a qualidade da carne”, explica o presidente da Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS), Paulo Tramontini.
Para concretizar esta iniciativa, a ACSS, o Senac de Santa Catarina e a Associação da Indústria de Carnes e Derivados de Santa Catarina (Aincadesc) firmaram um convênio no final do ano passado. Nele, a associação de suinocultores se comprometeu com a organização, com a elaboração das receitas e com um auxilio no custo de transporte. O Senac/SC entrou com seu caminhão-escola e, a Aincadesc, com o fornecimento de matéria-prima para as aulas.
A unidade móvel iniciou sua jornada em Concórdia e atualmente está em Piratuba, no Alto Uruguai Catarinense. Nos próximos meses já estão programadas visitas as microregiões do Extremo Oeste e de Chapecó, chegando ao litoral catarinense no final do ano. “A procura pelo caminhão-escola superou em quase 100% a nossa expectativa inicial”, se entusiasma Tramontini.
Para o presidente da ACCS, este é um trabalho a longo prazo, com o objetivo de transmitir informações corretas sobre a carne suína e formar novos consumidores. “Estamos investindo no futuro”, afirma. Segundo ele, dados sobre este modelo de parceria já foram encaminhados para as associação de criadores de suínos tanto do Rio Grande do Sul quanto do Paraná, na tentativa de que esta experiência possa ser repetida também nestes Estados.
Novo Endereço
Presidente: José Puppin
Rua Arthur Haese, 656, Ed. Jaime Canal – sala 202 – Vale das Palmas
Marechal Floriano – ES
Cep 29255-000
Telefax (27) 3288-2748