Redação SI 02/08/2002 – O município de Lobato, no Paraná, comemora o aniversário com um prato típico da região. a leitoa no tacho.
O ingrediente principal vem do campo: a leitoa, que vai ser preparada no tacho. A festa vai até domingo e este ano foram cortadas 120 leitoas com, no máximo, seis meses de idade. Na cozinha, o grupo de trabalho se agita. O prato é trabalhoso e exige capricho no preparo. A carne é temperada na hora. O preparo da leitoa no tacho é cheio de segredos. Um deles é o tempero que vai na carne.
“No tempero vai sal, cebolinha, cenoura, alho, pimenta e salsinha”.
Mais um tacho e mais uma detalhe importante: a carne é cozida por 30 minutos para eliminar parte da gordura, na hora de tirar do fogo, mais um segredo:
“Tem que deixar esfriar, para quebrar a temperatura, que sai muito quente do fogo. Quebrando a temperatura da carne, na hora em que ela voltar para o óleo quente vai pururucar a pelinha da leitoa, que fica bem pururucadinha”, explica o agricultor Laércio Gandolfo.
Depois que esfria, ela vai fritar de 10 a 15 minutos. A água em que foi cozida a carne será usada para cozinhar a mandioca que será servida com a leitoa. Só então as mulheres assumem a tarefa de preparar porção por porção e servir.