Redação AI – 02/02/01 – O pesquisador Dirceu João Duarte Talamini será reconduzido oficialmente ao cargo de chefe geral da Embrapa Suínos e Aves, empresa de pesquisa vinculada ao Ministério da Agricultura e do Abastecimento, no dia 4 de abril. A solenidade de posse contará ainda com o lançamento do Consórcio Intermunicipal para Recuperação da Bacia Hidrográfica do Alto Uruguai de Santa Catarina e com a apresentação do Estudo da Bacia do Rio Fragosos, destinado ao controle dos dejetos suínos.
Pesquisador da Embrapa há 25 anos, Talamini fez doutorado em Economia da Produção na Universidade de Oxford, na Inglaterra. Ele comandou a Embrapa Suínos e Aves nos últimos quatro anos e resolveu candidatar-se novamente ao cargo de chefe geral da unidade no final do ano 2000 para concluir alguns projetos. Entre eles está a implantação das diretrizes traçadas no 2 Plano Diretor da Unidade, concluído em abril do ano passado.
A curto prazo, Talamini pretende manter o trabalho que vinha sendo desenvolvido, especialmente no que diz respeito às prioridades de pesquisa. “Vamos continuar investindo nas parcerias com instituições de pesquisa públicas e privadas para apresentar as soluções tecnológicas que a avicultura e a suinocultura precisam” , ressaltou Talamini. Entre as áreas prioritárias está a preservação do meio ambiente.
O secretário da Agricultura de Santa Catarina, Odacir Zonta, acompanhará a solenidade de posse. É possível também a presença do governador Esperidião Amin. O Consórcio Intermunicipal para Recuperação da Bacia Hidrográfica do Alto Uruguai reúne 16 municípios da região de Concórdia e surgiu a partir de um curso sobre meio ambiente proposto pela Embrapa Suínos e Aves.
Já o Estudo da Bacia do Rio Fragosos é um esforço conjunto entre a Embrapa Suínos e Aves e a Diretoria de Recursos Hídricos da Secretaria da Agricultura de Santa Catarina para apresentar uma solução ao problema dos dejetos suínos.