Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Melhores da Terra premia seis empresas

O concurso deste ano contou com a inscrição de 54 empresas, que apresentaram seus equipamentos na Expointer 2001. Entre elas está a Embrapa Suínos e Aves.

Da Redação 28/08/2001 11:23 – Seis empresas de máquinas e implementos agrícolas foram premiadas pelo grupo Gerdau, com o troféu “Melhores da Terra”, em duas categorias. O anúncio das vencedoras foi feito durante a abertura da Expointer 2001, no sábado (25/08).

O prêmio máximo da categoria Destaque (troféu ouro) foi para o equipamento colhimenta 3000, da Menta Mit Máquinas Agrícolas, de Cajuru (SP), pelo alto desempenho na colheita de forragens para a suplementação da alimentação do gado.

Outras duas empresas ganharam o troféu prata, na mesma categoria. Um dos equipamentos, o pulverizador autopropelido parruda, da Montana Indústria de Máquinas, de São José dos Pinhais (PR), é o maior do gênero totalmente produzido no Brasil, diz o fabricante. O segundo troféu prata foi para o secador de sementes dryexcel, da Dryeration Indústria, Comércio e Projetos, de Porto Alegre (RS). O equipamento garante a integridade física, o vigor e o poder germinativo da semente, durante o processo de secagem.

Para a premiação na categoria Destaque, a comissão julgadora faz a maior pesquisa a campo da América Latina para o setor de máquinas e equipamentos agrícolas. Nesta edição, os juízes, especialistas em mecanização agrícola de dez entidades de ensino e pesquisa, percorreram 30 mil quilômetros entrevistando 168 produtores rurais sobre o desempenho dos produtos inscritos. Em 26 dias, as seis equipes avaliaram o desempenho de equipamentos lançados no mercado, a pelo menos um ano, em 116 municípios.

Novidades – A categoria Novidade premia as inovações tecnológicas dos produtos lançados após cada Expointer. Neste caso, a avaliação dos inscritos é feita em visitas aos estandes da feira. Este ano o troféu ouro ficou com o equipamento turbo semeadora, da Boelter Agro Industrial, de Gravataí (RS). Os troféus prata foram para a plantadeira lançada pela Indústria Mecânica Knapik, de Porto União (SC) e para o granulômetro da Perozin Indústria Metalúrgica, de Concórdia (SC), desenvolvido em parceria com a Embrapa.

O prêmio especial para sistemas informatizados de aplicação agropecuária, instituído este ano, foi para o processo integrado de rastreabilidade bovina, desenvolvido pela Planejar Processamento de Dados, de Canoas (RS). Entre as categorias Destaque e Novidade foram inscritos 54 produtos. A entrega dos troféus ouro e prata está programada para a próxima quarta-feira (29), na Siderúrgica Riograndense, do grupo Gerdau, em Sapucaia do Sul (RS).

“O concurso vem acompanhando por 19 anos as mudanças na agricultura brasileira e do Mercosul, desde os tempos da utilização das grades e arados no preparo convencional do solo, aos equipamentos modernos desenvolvidos para plantio direto e agricultura de precisão”, disse o vice-presidente do grupo, Frederico Gerdau Johannpeter.