Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Grãos

Exportação de milho dos EUA registra números positivos na safra 2022/23

Apesar de um recuo de 49% em comparação com a semana anterior, esse volume ainda representou um aumento de 6% em relação à média das quatro semanas anteriores

Exportação de milho dos EUA registra números positivos na safra 2022/23

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) divulgou recentemente dados que apontam um desempenho favorável na exportação de milho na semana encerrada em 13 de julho, referente à safra 2022/23. Durante esse período, foram vendidas 236,8 mil toneladas de milho pelos exportadores norte-americanos.

Apesar de um recuo de 49% em comparação com a semana anterior, esse volume ainda representou um aumento de 6% em relação à média das quatro semanas anteriores. O mercado de milho tem mostrado sinais de estabilidade, e as vendas registradas atenderam as expectativas dos analistas, que estimavam vendas entre 500 mil toneladas e 1 milhão de toneladas.

Na semana em questão, os principais compradores do milho dos EUA foram a Colômbia, adquirindo 110,4 mil toneladas, seguido por destinos não revelados, que compraram 58,8 mil toneladas. Outros compradores significativos incluem o Japão (53,7 mil toneladas), Honduras (17,9 mil toneladas) e Irlanda (15 mil toneladas). No entanto, alguns cancelamentos foram registrados, como os feitos por México (15,3 mil toneladas), República Dominicana (10 mil toneladas), Países Baixos (3,8 mil toneladas), Canadá (400 toneladas) e Panamá (200 toneladas).

Olhando para o ano-safra 2023/24, os exportadores dos EUA também garantiram vendas significativas de milho, totalizando 491,6 mil toneladas. Os principais destinos para o próximo período incluem México (386,5 mil toneladas), Canadá (55,4 mil toneladas), Panamá (17 mil toneladas), Honduras (10,7 mil toneladas) e Taiwan (9,9 mil toneladas).

Em relação aos embarques, as exportações totais de milho no período somaram 383,8 toneladas, registrando uma queda de 22% em comparação com a semana anterior e uma diminuição de 38% em relação à média das quatro semanas anteriores. Nesse cenário, os principais destinos de exportação foram México, China, Japão, Colômbia e Canadá.

Os números positivos no setor de exportação de milho dos EUA refletem uma perspectiva animadora para o mercado, com a demanda internacional ainda mantendo-se relevante e estável.