Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Brasil Foods

Deputados analisam fusão Sadia-Perdigão

Comissão votam requerimentos sobre a união entre Perdigão-Sadia (BRF). Pauta também inclui a compra da Seara pela Marfrig.

Deputados analisam fusão Sadia-Perdigão

Criação de subcomissão para acompanhar processo de fusão das empresas Perdigão e Sadia será votada amanhã pela Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados. O autor do requerimento, deputado Assis do Couto (PT-PR), diz que esse acompanhamento ampliaria a participação do colegiado no processo que ainda está em tramitação no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). A fusão foi debatida em audiência pública na CAPADR, no dia 25 de agosto, com a participação dos presidentes das duas empresas, representantes do Cade e dos setores da avicultura e suinocultura.

A compra recente da Seara pelo frigorífico Marfrig também entra na pauta de votação. O deputado Zonta (PP-SC) requer audiência pública com o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, para expor os efeitos dessa fusão no setor produtivo primário e a garantia de empregos no setor. Juntas as empresas formarão um dos maiores grupos de abate do mundo.

O deputado Nazareno Fonteles (PT-PI) apresenta pedido de audiência pública para discutir os malefícios do consumo excessivo de açúcar. O parlamentar cita a reportagem da revista Veja, de 23 de setembro, que mostra que especialistas em saúde e nutrição dos EUA estão tratando o produto com rigor, principalmente o refrigerante. Atualmente, são consumidos em torno de 6 kg por mês no Brasil. Segundo estudos, esse consumo deve ser reduzido em 30%. Fonteles afirma que é função da Comissão “discutir assunto tão importante que tem merecido a atenção não apenas da comunidade científica, mas também dos meios de comunicação e da sociedade”, diz.